Saiba usar a força que habita em você!

confianca

Você certamente já ouviu muita gente falando que é preciso ter atitude para vencer na vida. A escritora Clarice Lispector já tinha dito que “atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença”. Atitude significa ter consciência no momento presente e fazer uma escolha que te faça agir; ou seja, é impulsionar a si mesmo para fazer algo e sair do lugar.

Existem situações nas quais nos sentimos impossibilitados para ter atitude. São momentos que nos faltam vivacidade, força, vigor para agir. Não há nenhum indivíduo que esteja bem disposto a todo o momento. Mas, qualquer pessoa pode aprender a se colocar em um estado mais positivo. É por esse motivo que você pode aprender a usara força que habita dentro de você; essa força é chamada de estado emocional.

Analise o seguinte: Tem vezes que temos a sensação de que o tempo passa voando. Você já teve esta percepção? Existem, também, momentos que o tempo parece demorar uma eternidade para passar, não é mesmo? Esta percepção depende exclusivamente do seu estado mental naquele determinado momento, até porque o tempo é o mesmo para você e para mim, são 1440 minutos por dia, 60 minutos por hora, nem mais, nem menos. Tal percepção será resultado de como você estará se sentindo naquele determinado momento: alegre, triste, cansado, confiante, etc. Esse é o poder do estado, é a união entre o corpo e os sentimentos, a maneira como você está em cada agora.

Vários pensadores já abordaram essa força com conceitos semelhantes, cada qual usando palavras diferentes para nomear este estado. Na filosofia, Arthur Schopenhauer chamou de “vontade”; Baruch Espinoza de “potência de agir”, Henri Bergson de “elã vital”. E outros escritores contemporâneos, como por exemplo, o médico americano Richard Moss ao usar a expressão “estado de presença”.  Na área do coaching existe uma expressão chamada de “estado de fluxo”, que é, na verdade, um conceito criado pelo Psicólogo e Professor Hungaro Mihály Csikszentmihalyi. Estado de fluxo é um estado mental altamente focado que faz o indivíduo ficar totalmente envolvido no momento presente.

Prezado leitor, a força que habita em cada um de nós é dividida em duas, como se fosse uma balança composta de duas bandejas. Em uma das bandejas está a força impulsionadora que nos coloca pra cima, que energiza e nos deixa confiantes. Dentro de nós ela está dizendo: “vamos lá, acredita, é possível, ergue cabeça, não desanima.” Na outra bandeja fica a força encolhedora que nos faz retrair, que nos limita e nos deixa sem motivação. Esta força quando está ativa dentro de nós diz: “desanima, não vai dar certo, desacredita, não sou capaz.”

Todos possuem essas forças dentro de si, por isso convido você a refletir: Qual dessas duas forças você permite ganhar mais espaço dentro de você? Qual força permite dominar seu estado interior? Quando você toma consciência de seu estado interior e passa e canalizá-lo da melhor forma possível, você começa a aperfeiçoar suas emoções e se torna maduro emocionalmente.

Lembre-se, você possui um poder fantástico de fazer escolhas. É a sua decisão que vai determinar qual das forças prevalecerá em sua vida: impulsionadora ou encolhedora.

Portanto, escolha fazer valer a pena cada dia! A vida é cheia de altos e baixos. Ninguém está livre das adversidades. Por isso, se acostume a ter dentro de si estados de altivez, coragem, confiança, sempre na dose certa e com os pés no chão. Isso vai fazer de você uma pessoa acima da média para enfrentar os desafios! Quanto mais sentimentos positivos, mais fortes eles ficam dentro de você e, com o passar do tempo, eles se transformam em atitudes que vão te levar a conquistar muito mais.

Cersi Machado

Palestrante e treinador empresarial há 15 anos. Especialista em motivação, atendimento e treinamento de equipes. Site: www.cersimachado.com.br. E-mail: cersi@cersimachado.com. Acesse a fanpage e curta: www.facebook.com/cersi.machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


* Preencha o código da imagem.