Sem Consistência Não Há Liderança

Evite um dos maiores erros daqueles que ocupam cargos de liderança

Imagine a seguinte situação: você trabalha em uma equipe e o seu gestor é inconsistente na tomada de decisões, instável em relação ao próprio humor, uma hora é simpático com todos, outra hora é ríspido. Nitidamente percebe-se que ele é imprevisível. Como você se sentiria: confiante por ter esse chefe como seu líder? Você se sentiria seguro e satisfeito de trabalhar na equipe dele?

Muitas pessoas responderiam essas perguntas com um enfático “não”. Um dos maiores erros daqueles que ocupam cargos de liderança é a inconsistência. Podemos dizer, também, excesso de imprevisibilidade e incongruência, ou seja, é uma pessoa que prega inteligência emocional, mas na maioria das vezes demonstra desequilíbrio em suas emoções. Uma pessoa que, da boca para fora, ressalta a importância do comprometimento, mas promove um funcionário por afinidade e não por meritocracia. Um falastrão que enfatiza a importância da delegação de tarefas, mas é extremamente centralizador no grupo de trabalho. Você gostaria de ser liderado por uma pessoa com essas características?

Em um estudo realizado por professores das Universidades de Michigan, Cincinnati e Geórgia, publicado no Academy of Management Journal, 160 estudantes foram divididos em três grupos e cada grupo trabalhou com um tipo de supervisor. Durante o estudo os pesquisadores mediram até os batimentos cardíacos dos participantes com objetivo de avaliar o estresse. A conclusão foi a seguinte: aqueles que conviveram com chefes instáveis demonstraram maior estresse e insatisfação com o trabalho.

É claro que ninguém estará sempre numa boa com tudo e com todos, pois problemas, doenças e preocupações fazem parte do dia a dia das pessoas, independentemente do cargo que ocupem. Porém, diante destas intempéries um verdadeiro líder deve saber administrar seu estado emocional ruim, sem deixar que pese negativamente no ambiente de trabalho. Ele deve saber o momento certo de tomar uma decisão, mesmo quando não está em seu melhor dia. Por isso, o autoconhecimento e a competência emocional são muito importantes.

A inconsistência transmite uma imagem de insegurança para os membros da equipe e até de baixa autoestima, isso prejudica a liderança. Um líder inconsistente faz com que a equipe perca o foco e o entusiasmo pelo trabalho. As pessoas não sabem como ele vai se comportar, gerando falta de confiança e, até mesmo, um nível elevado de estresse no ambiente de trabalho.

Um líder consistente tem clareza de seus valores e todos percebem em suas atitudes esses mesmos valores. Ele tem uma conduta consistente em relação ao que ele defende.

Se você não ocupa um cargo de liderança, mas tem um chefe inconsistente, procure não levar para o lado pessoal. Tente entender, olhar as razões que estão por trás destes comportamentos. Assim, você evitará um estresse desnecessário, mesmo sabendo que é difícil conviver com este tipo de pessoa. Às vezes, as pressões diárias e outros fatores podem estar contribuindo para a inconsistência de seu líder. Procure ajudá-lo, saiba a hora certa de tratar determinados assuntos.

E se você lidera uma equipe e percebe em si mesmo atitudes inconsistentes, pare; analise qual imagem pode estar transmitindo e reflita sobre as razões que estão conduzindo você a agir de maneira incongruente: algum tipo de insegurança, medo, ansiedade? Ou, talvez, assumiu um cargo de liderança, mas não se preparou para isso? Ainda há tempo de construir uma liderança sólida, pois, pior será ficar tentando “fazer de conta” que é líder quando dentro de si mesmo ainda não desenvolveu sua autoliderança. Ser um líder consistente é saber ser líder de si mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


* Preencha o código da imagem.