Mania de Ser Feliz

SÉRIE DE ARTIGOS “Felicidade Um jeito de Viver”

Artigo 6

MANIA DE SER FELIZ

Resultado de imagem para happiness people

Este é o último artigo da série “Felicidade, Um Jeito de Viver”. Em artigos anteriores apresentamos algumas ideias sobre o que é felicidade, com objetivo de estimular uma reflexão para que você escolha fazer de sua vida, uma vida alegre e cheia de significado, independente de definições, vivendo feliz de seu modo. Basicamente, entendemos que felicidade é um estado, uma sensação de bem-estar, é, também, saber valorizar o que se tem, vivendo o presente em plenitude.

O que não se encaixa no conceito de felicidade é ficar esperando que um dia ela venha e tome conta de sua vida. É através de sua escolha no presente que você pode fazer da felicidade um jeito de ser. Certa vez, Érico Veríssimo disse que “felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.” Por esse motivo quero propor a você leitor, escolha fazer da felicidade um hábito em sua vida!

Mas o que é um hábito? É um modo permanente de se comportar, um jeito de ser, ou, uma mania particular que o indivíduo tem. Então, já pensou em ter a mania de ser feliz? O que acha de fazer com que a felicidade seja uma forma efetiva de ser, sentir e fazer?

- Coloque-se no melhor estado emocional: Quando você gera em si mesmo sentimentos positivos, e os repetem com frequência, eles se transformarão em comportamentos, em hábitos positivos. Lembre-se que as emoções e sentimentos te impulsionam a buscar satisfação, superação e até mesmo fazem com que você evite o desprazer. Então, quando estiver diante de um desafio grande ou pequeno, quando for executar uma atividade, seja qual for, canalize as emoções de forma inteligente. Acostume-se a pensar e agir de forma positiva. Quanto mais estados positivos escolher sentir, mais feliz você será. Que tipo de emoção e sentimento você tem dado mais espaço em dentro de você?

- Aja com entrega, viva o momento presente e coloque seu coração em tudo o que fizer: Antes de solucionar um problema, antes de executar uma atividade em seu trabalho, decida agir com alegria. Só o fato de tomar a decisão de se colocar de forma positiva diante de um desafio, você vai estimular a ativação do sistema de recompensa no cérebro. Ou seja, antes mesmo de agir você já estará proporcionando um estado positivo em seu corpo…Crie esse hábito em sua vida! 

- Imagine-se feliz! Isso não significa viver focado no futuro, pois a imaginação cria muitas perspectivas de futuro, nos tirando do presente. Carlos Drummond de Andrade tinha uma frase que dizia, “ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.” Muitas vezes, basta se sentir feliz por estar vivo, por estar presente no agora. Então, a ideia de imaginar-se feliz é a seguinte: Quando for fazer algo, por exemplo, logo de manhã cedo depois de acordar, crie imagens em sua mente com base naquilo que deseja para o seu dia. Quando você faz isso, o cérebro começa a produzir substâncias que vão possibilitar estados de excelência, ou seja, você já começa a sentir bem. Depois aja de acordo com o que imaginou, aja no presente.

- Fique de cara boa, não se desespere por pequenas coisas: Sorria mais, ao fazer isso o cérebro vai produzir dopamina e endorfina que lhe darão estados positivos. Não deixe que as pequenas coisas do dia a dia tirem você do seu “eixo”, mantenha o bom humor.

Para encerrar esta série de artigos, quero contar sobre uma experiência que me ensinou sobre “felicidade, um jeito de viver.” Eu fui realizar uma palestra no estado de Goiás. No aeroporto estava o motorista contratado pela empresa cliente, ele me conduziria até a cidade vizinha onde aconteceria o evento. No trajeto, conversávamos sobre o tema da palestra que ia ministrar. Aproveitando o gancho, o motorista começou a contar que ele já tinha fracassado nos negócios duas vezes, tinha mudado de cidade pelo menos três vezes. Depois que ele havia mudado definitivamente para o interior de Goiás, quando a vida começava a melhorar, a esposa ficou muito doente e um ano depois ela faleceu. Aquele senhor tinha tudo para desistir. Quando ele contou sobre sua experiência me disse que apesar de tudo era feliz. Tinha duas filhas estudando em ótimas universidades. Com dedicação e autoconfiança, conquistou um excelente trabalho, abriu duas empresas e aprendeu a não se preocupar demasiadamente na vida. Ele me relatou que a única coisa que sente falta é da esposa que poderia estar junto desfrutando do sucesso que ele conquistou. Ele disse ainda: “tenho trabalho, boa saúde, amizades maravilhosas, não há motivos para ficar murmurando. Vejo pessoas numa correria danada todos os dias, mas, para que tanto estresse e sofrimento? Eu escolhi viver e ser feliz, já passei por muitas tormentas e isso me fez escolher ser feliz de uma vez por todas”.

Com um jeito sereno, sorridente, educado e simples, aquele motorista me fez refletir e aprender mais uma vez que felicidade não precisa de quantias, posses, ou demasiadas expectativas futuras. Aprendi que devemos ser felizes enquanto a vida acontece, e ela só acontece no aqui e agora.

Desejo que você seja muito feliz!

 Cersi Machado
Palestrante e treinador empresarial há 15 anos. Especialista em motivação, atendimento e treinamento de equipes. Autor do livro “Os 7 fatores do êxito profissional”. Possui DVD e audiolivro publicados. Coautor do livro “Felicidade 360 Graus”.
E-mail: cersi@cersimachado.com.
Acesse a fanpage e curta: www.facebook.com/cersi.machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


* Preencha o código da imagem.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>